domingo, 27 de janeiro de 2013

Bariloche no Verão!

Chegamos em Bariloche no dia 26 de dezembro. A cidade estava bastante movimentada, com lojas e restaurantes abertos e muitos estudantes e mochileiros pelas ruas.
Nosso hotel era muito bem localizado, perto do centro cívico e da Rua Mitre, que é a principal.  Chama-se Quillen Hotel e tem um ótimo custo-benefício. Como toda a cidade é margeada pelo lago Nahuel Huapi, muitos hoteis centrais oferecem quartos com vista para ele, por um custo adicional.
Lago Nahuel Huapi

Bariloche tem um sistema de transporte público urbano muito bom. A alguns metros do nosso hotel ficava o principal ponto, de onde saiam ônibus direto para o Cerro Catedral (maior estação de ski da América do Sul) e para o Hotel Llao llao a cada 20 minutos. Precisa comprar um cartão ou os tickets separados numa bilheteria da empresa que se chama 3 de mayo na rua Perito Moreno, 480. O penúltimo ponto é o Puerto Pañuelo, de onde saem os passeios de barco pelo lago Naheul Huapi. Usamos muito essa linha número 20 que tem início no terminal de ônibus da cidade.
Na rota entre a cidade e o hotel Llao Llao (situado no bairro com mesmo nome) existem muitos hoteis, pousadas e restaurantes de todos os tipos: simples, luxuosos, rústicos e românticos. Na cidade, todos os estabelecimentos aceitam cartão. Na região do lago, nem todos, mas muitos aceitam dólar e até real.
No verão alguns teleféricos das estações de ski funcionam os turistas a vistas deslumbrantes dos lagos andinos do lado argentino. Vimos em alguns blogs e confirmamos: a melhor vista é a do Cerro Campanário!
Existem muitas trilhas e passeios ecológicos para serem feitos, como por exemplo as caminhadas que levam até o alto dos cerros. Mas para os não muito adeptos dos esportes, existem as opções das vans, ônibus, carros e dos adoráveis teleféricos!
Os principais roteiros para fazer no verão em Bariloche são (alguns deles são possíveis apenas no verão, pela probabilidade de fechamento das estradas pela neve, no inverno):
Circuito chico: de carro, em excursão ou de bicicleta;
Bahia Lopez - parte do Circuito Chico

Circuito grande: de carro ou de excursão. Um passeio pela região dos 7 lagos que pode ser feito em 1 dia, mas fica mais tranquilo se houver tempo para domir em San Martin de Los Andes, dividindo o roteiro em 2. (não conseguimos fazer, porque não tivemos tempo dessa vez. Ficou para uma próxima!)
Passeio ao Cerro Tronador onde se encontra o glaciar Ventisqueiro Negro, passando por alguns lagos mais distantes da cidade, como o Gutierrez;
Glaciar Ventisqueiro Negro - Cerro Tronador

Passeios de barco pelo lago Nahuel Huapi: existem 2 horários de saídas, pela manhã ou  à tarde, com roteiros diferentes.

Subida ao cerro Campanário

Subida ao Cerro Catedral – maior estação de ski da América do Sul - , Cerro Campanário – melhor vista de Bariloche - , Cerro Otto – com a cafeteria giratório e o museu do chocolate em sua base.
Em 4 dias fizemos o passeio do Cerro Tronador, o Circuito Chico de bicicleta, um dos passeios de barco pelo lago Nahuel Huapi, visitamos o Cerro Catedral e subimos o Cerro Campanário, além de darmos algumas voltinhas pelo centro da cidade, que fica aberto até tarde.